Os 4 C’s das Mídias Sociais e sua Carreira

Os 4 C’s das Mídias Sociais e sua Carreira agosto 7, 2015Leave a comment
mídias sociais

Marketing e Marketing Digital há muito perderam seus contornos. Não há empresa, negócio, serviço, ideia ou persona que possa ser consolidada ou ampliada fora no ambiente digital ou que possa prescindir das Mídias Sociais, uma das vertentes do Marketing Digital, para se conectar a seus clientes e consumidores, engajá-los ou criar novas soluções de forma colaborativa.

Mídias, o universo digital e você

Se é assim no mundo dos negócios, porque seria diferente com sua carreira?
Antes de seguirmos, um esclarecimento: sabe qual a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais? Rede Social é o relacionamento de pessoas através de um grupo de amigos e Mídias Sociais são as plataformas que utilizamos para nos comunicarmos. Assim, o LinkedIn, por exemplo é uma mídia social para relacionamentos e troca de experiências profissionais. Entre tantas outras Mídias Sociais, temos por exemplo, o YouTube, Facebook, Pinterest, etc.
Para levar sua carreira à era digital, portanto, é possível utilizar o conceito dos 4C’s para o sucesso nas Mídias Sociais, e aplica-los à carreira para maior efetividade na construção de imagem profissional, projetos de recolocação, transição ou mesmo evolução profissional.

Os quatro C’s

Iniciemos pelo CONTEÚDO. Tudo aquilo que você comunica sobre seu perfil profissional deve ser original: capaz de torna-lo único e diferenciá-lo de outros profissionais. Mais do que isto, deve ser capaz de gerar engajamento. Não me refiro aqui apenas ao currículo, mas a todas as oportunidades de interação em que você terá a chance de contar às pessoas a sua trajetória. O storytelling é um ótimo recurso para reorganizar sua história de vida e carreira, destacando os principais pontos que o tornaram o profissional que você é, as experiências que o moldaram, como suas vivências profissionais se conectam e porquê. O conteúdo é o futuro do marketing e uma boa história, capaz de criar fortes marcas pessoais, cria registros e lembranças na cabeça de sua audiência e por que não dizer, geram vantagens na obtenção de um emprego ou promoção.

Por continuidade, a COLABORAÇÃO entre as pessoas de sua rede de relacionamentos pode ajudá-lo a contar a sua história, ou seja: chefes, pares ou subordinados, antigos e atuais são co-criadores de sua carreira através de testemunhais, depoimentos ou recomendações. São estes os profissionais capazes de dar voz ao que não pode ser capturado em um currículo e muitas vezes acabam por ajuda-lo a recriar sua carreira contando a futuros empregadores que, devido a características pessoais, você pode se candidatar a novos desafios, algo que você talvez nunca tenha feito antes.
Intimamente ligado ao conceito de Capital Social, exploremos um pouco o conceito de COMUNIDADE. Capital Social é o valor gerado em nossas redes de relacionamento, baseados no afeto e confiança, o que permitirá, em última instância a colaboração entre pessoas. O capital social traz consigo também os conceitos de laços fortes (relacionamentos diretos) e laços fracos (relacionamentos indiretos). E isto tudo se traduz de uma forma bastante simples: sua força em sua comunidade é diretamente proporcional à quantidade de pessoas que você conhece, à força dos relacionamentos mantidos e à confiança depositada em você. Também diretamente ligada ao engajamento e à colaboração, este “C” é facilmente compreendido, pois somos incapazes de recomendar, retransmitir um currículo ou colaborar quem alguém que mal conhecemos ou a quem potencialmente não gostaríamos de estar ligados.

Por último, o COLETIVO, ou melhor INTELIGÊNCIA COLETIVA. A ideia aqui é que você possa se lançar às comunidades de sua área de interesse e assim começar a ampliar sua influência em seu campo de atuação através da geração de conteúdo relevante ou participação em discussões propostas por outros profissionais. Demostrar generosidade e boa vontade é uma grande oportunidade de começar a ganhar alcance (popularidade proximidade), ressonância (frequência) e relevância (autoridade, credibilidade) em sua rede.

Como isso favorece sua carreira

Assim como os 4C’s das Mídias Digitais falam sobre conteúdo e engajamento entre marcas e consumidores, a aplicação e apropriação destes conceitos conecta sua carreira ao mercado para gerar engajamento, o que significa estar sempre em linha com outros profissionais, mantendo sua carreira sempre atualizada e seu networking vivo e ativo acima de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

O que você quer transformar?