Coaching ou autoajuda?

Coaching ou autoajuda? setembro 4, 2015Leave a comment
autoajuda

Entenda a diferença

É algo bastante comum aos candidatos a um processo de coaching de carreira ou de vida a crença de que ele funcionará como um programa de autoajuda… uma espécie de aula ou treinamento em que basta estar presente para que a cura ou a mudança de comportamento se manifeste.

Nada contra os livros de autoajuda. Até os indico a clientes quando acredito que determinado assunto poderá iluminar a questão de coaching de um dado cliente em uma etapa específica de um projeto de life coaching, por exemplo.

Diferente de um projeto de coaching que se molda ao cliente à medida em que suas descobertas se manifestam e se consolidam, a autoajuda propõe a generalização da experiência do autor (um tamanho único para todos) recheada de exemplos muito bem escolhidos: “Se consegui, você também consegue”. E se não conseguir? Onde está o problema? E se conseguir? Por quanto tempo um novo comportamento se manifestará?

Outro aspecto importante é que o coaching é sobre AÇÃO. Ações concretas, possíveis, com recursos disponíveis hoje ou em desenvolvimento que levarão o cliente de onde ele está hoje para onde ele deseja estar em uma parceria de aprendizado, apoio e correção de rota.

A autoajuda também incentiva pessoas a construir seu próprio caminho através de planos de ação, mas não deixará de sugerir uma série de possibilidades e exemplos. O problema é que não haverá ninguém para apoiá-lo na condução de seu plano de ação.

As diferenças entre coaching e autoajuda

Provavelmente, a diferença mais crítica é que o coaching lida apenas com o conteúdo do cliente e não sugere nenhum “hábito de pessoas eficazes” para transformar ninguém. Dizer o que o outro deve fazer presume a incapacidade e inferioridade, o que acaba por ter um efeito congelante devastador.

Cada um carrega sua história e seu script de vida. Desarmar os gatilhos que nos permitirão novos caminhos para resultados extraordinários é possível apenas com um trabalho cuidado e particularizado, afinal de contas todos somos únicos.
Quer saber mais sobre como o coaching pode te ajudar? Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

O que você quer transformar?