Dicas de coaching para o seu currículo
Como você navega entre as notícias pela internet? Vai além dos títulos? É atraído pelas imagens? Lê dois ou três parágrafos para checar se vale a pena ler a matéria toda? Aposto que o volume de informações te faz “zapear” entre as notícias em uma velocidade frenética!
Se é assim com você, porque seria diferente com os recrutadores?
A internet transformou também a área de recrutamento e seleção e hoje mais de 90% das buscas por novos talentos acontece em redes sociais especializadas como o LinkedIn. A ultra competição acontece muito antes da entrevista, quando a cada 3 minutos uma nova candidatura é recebida e o tempo médio dispendido por um recrutador em cada perfil é de 5 segundos.
Em um cotidiano tão corrido, como ganhar destaque e montar um currículo interessante?
Entre tantas dicas que julgo valiosas para que seu currículo tenha mais chances de ser considerado em um processo seletivo, aqui estão as 3 dicas de coaching que considero mandatórias para ampliar as suas chances de sucesso.
Em primeiro lugar, capriche no resumo de suas qualificações. Este é o “horário nobre” de seu currículo, o que fará o recrutador decidir se ser perfil é interessante para a posição trabalhada e demorar-se mais tempo entendendo suas realizações. A grande dica aqui é focar naquilo que você é bom a partir do entendimento do tipo de problemas você soluciona: estruturação de equipes, turn around de operações, geração de demanda, etc. Assim, fica mais fácil contar sua história profissional ao longo do currículo.
O segundo aspecto que considero bastante importante é a clareza ao declarar seu objetivo profissional. Vejo muitos profissionais que declaram como objetivo a “ ÁREA COMERCIAL” e deixam a cargo do recrutador decidir se existe alguma aderência com a vaga trabalhada. É necessário deixar claro ao mercado a sua especialidade, como por exemplo “DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS EM TELECOM” para trazer ao recrutador a tranquilidade de que ele está falando com a pessoa certa e que poderá apresenta-lo sem sustos ao dono da vaga. Objetivos genéricos tendem a ser descartados logo na largada.
Por último, uma vez que seu objetivo profissional esteja claro e seu resumo de qualificações o sustente de forma estruturada, é necessário contar uma história profissional, ou seja, detalhar suas experiências recheando-as com muitos RESULTADOS. São os resultados que dirão ao recrutador do que você é capaz, e não as descrições rebuscadas e vazias de atividades complexas. Não estamos falando aqui apenas de aumentos de vendas, margens ou lucros, mas da reversão de imagem de marca, da redução de custos, prazos de entrega ou qualquer outra medida de eficiência operacional.
Parece bom? Então vá em frente e use ou adapte essas dicas de coaching para montar um currículo de sucesso!
Com estes 3 aspectos de seu currículo equacionados, conectados e se reforçando, as chances de que seu perfil seja considerado em um processo seletivo se ampliam, mesmo que existam outros gaps em seu histórico profissional. Boa sorte!
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